sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

ABRAHAM MEDINA


  . Rua Décio Villares, 265 - Bairro Peixoto   


Um dos maiores empresários brasileiros,
Abraham Medina (1916 -1995) comemoraria hoje, dia 16 de dezembro, seu centenário. No mesmo mês das famosas Caravanas dos Reis Magos (em parceria com o Correio da Manhã) e da Parada de Natal, (em parceria com o Globo) por ele idealizadas e que se realizaram no Rio de 1956 a 1965, com um tremendo sucesso.

Nasceu em Belém do Pará e mudou-se para o Rio de Janeiro, com os pais, aos dois anos. Muito jovem ainda, aos dez anos, foi morar com o tio, Samuel Garson, por não suportar os maus-tratos de sua madrasta. Como técnico de piano, profissão que aprendeu com o pai, impulsionou os negócios do tio, dono da Casa Garson, que ficava na Rua Gomes Freire, e que consertava e reformava pianos. Nesta mesma rua, tio e sobrinho abriram em sociedade a loja O Rei da Voz, dedicada à venda de aparelhos eletrodomésticos, e que viria a se transformar na maior rede de lojas do gênero no Rio de Janeiro, uma potência na venda de discos e eletrolas.


Parada de Natal


Ainda como diretor da Casa Garson, patrocinadora do programa dominical de Francisco Alves, na Rádio Nacional, Abraham Medina aproximou-se do querido cantor, a quem homenageou, dando o nome de Rei da Voz à casa comercial recém-inaugurada.

Como comerciante, Medina realizou inúmeros eventos na cidade, com o objetivo de incrementar as vendas do Rei da Voz, conseguindo explorar o potencial da cidade para o turismo, como nenhum outro empresário.  Ele entendia que quanto mais feliz estivesse a cidade mais ele vendia. Dentre estes eventos que ficaram na história da cidade, está o Festival do Rio, que englobava diversos festivais: festival da canção, festivais de culinária, de ballet, encontros de folclore e apresentações de bandas, além da festa do IV Centenário, promovida pelo empresário a pedido do governador Carlos Lacerda.
Idealizador do programa Noite de Gala, da extinta TV Rio, Medina foi responsável pela vinda ao Rio de artistas internacionais famosos - como a cantora Connie Francis da foto ao lado, à esquerda.



A abertura do programa NOITE DE GALA!


Muitos artistas internacionais frequentaram a casa amarela de Medina, na Rua Décio Villares, no Bairro Peixoto, assim como políticos, artistas brasileiros de renome e empresários, que fizeram parte de sua vida. A casa amarela já não existe mais: deu lugar a um edifício.

Curiosidades:
. As geladeiras eram todas brancas e em determinado momento Abraham Medina pensou porque é que as geladeiras tinham de ser só brancas. E mandou pintar as geladeiras de seus fornecedores, e começou a vender geladeira colorida.

. Com a chegada da televisão no Brasil, as lojas Rei da Voz passaram a vender os aparelhos.Mas eles encalharam porque não tinha programação.Eram 2 programas, em média, diários.Então o que Abraham Medina foi fazer? Se juntou com uma série de produtores, montou todo um estúdio próprio, montou um programa que foi o maior programa da televisão brasileira durante muitos anos.Assim nasceu NOITE DE GALA.

. “Abraham Medina em Noite de Gala” foi também o enredo da Escola de Samba do Grupo A Acadêmicos de Santa Cruz, no ano de 1999.






Nenhum comentário: