sábado, 13 de maio de 2017

HERIVELTO MARTINS


  . Rua Otávio Correa, 84 - Urca   

Resultado de imagem para herivelto martins e lurdesHerivelto Martins (1912-1992) - nome completo Herivelto de Oliveira Martins - foi um dos maiores compositores brasileiros , referência da MPB entre as décadas de 1930 e 1950.

Nasceu na Vila de Rodeio, hoje município de Engenheiro Paulo de Frontin. Após uma discussão com o pai, aos 18 anos de idade e com apenas 1 conto e 200 réis no bolso, Herivelto veio para o Rio de Janeiro, com o desejo de tentar a carreira artística.

Herivelto Martins teve sua trajetória musical bem dividida em duas partes: antes e depois de Dalva de Oliveira.

No Bar do seu Machado, no Morro de São Carlos, onde comia durante a semana, teve a oportunidade de conhecer os grandes sambistas que por ali moravam.

Imagem relacionadaEm 1932, Herivelto Martins conheceu Francisco Sena, com quem formou a  Dupla Preto e Branco e passou a compor para ela. Com a morte de Sena, Herivelto passou a atuar sozinho até conhecer o cantor e compositor Nilo Chagas, com quem formou a nova Dupla Preto e Branco. Em 1936, eles conheceram a cantora Dalva de Oliveira no Cine Pátria, onde trabalhavam. E começaram a ensaiar juntos em busca de algo diferente, e passaram a se apresentar os três. Gravaram em 1937 e o disco foi um sucesso , sendo o trio contratado pela Rádio Mayrink Veiga, para o programa de César Ladeira , onde pela primeira vez ele anunciou os três cantores como Trio de Ouro (foto acima).

Herivelto casou com Dalva e a década de 1940 foi o auge da trajetória do Trio de Ouro.

Herivelto Martins compôs sambas, sambas-canções inspirados no cotidiano, como Praça Onze (com Grande Otelo), Isaura (com Roberto Roberti), A Lapa (com Benedito Lacerda) e sambas-canções como Caminhemos, Atiraste uma Pedra (com David Nasser) e Ave Maria do Morro.

Com a separação de Herivelto e Dalva de Oliveira, o trio se desfez em sua primeira formação, e mais tarde foi reorganizado outras duas vezes,, com outras duas cantoras, mas sem o sucesso dos tempos de Dalva

Resultado de imagem para herivelto martinsA vida conjugal de Herivelto e Dalva foi sempre muito tumultuada. E suas brigas  protagonizaram um escândalo nacional. Um verdadeiro duelo musical. Ele, de um lado juntamente com David Nasser (jornalista e compositor) e Dalva de outro, sustentada por letras e músicas de Ataulfo Alves, Nelson Cavaquinho,Mário Rossi, J. Piedade e Marino Pinto.

Começou com o samba de Herivelto "Cabelos Brancos", respondido por Dalva com o "Tudo acabado", de J. Piedade e Osvaldo Martins.Continuou com "Caminhemos", "Quarto Vazio", "Caminho Certo" e "Segredo". Dalva rebateu com "Calúnia", "Errei sim" e "Mentira de Amor".
E o público brasileiro era quem ganhava, vivendo as músicas que embalavam os suspiros a favor, ora de Herivelto, ora de Dalva.





Imagem relacionada
Herivelto conheceu, então, Lurdes Torelly e isso foi o estopim para o rompimento da conturbada união com Dalva. E Lurdes tornou-se a companheira de Herivelto até sua morte.

Teve 5 filhos. Dois com Dalva - Peri (cantor e compositor) e Ubiratan  - e três com Lurdes: Fernando, Yaçanã e Herivelto Filho.

Herivelto Martins foi nosso vizinho ilustre do bairro da Urca, onde viveu em dois endereços: primeiro na Rua Joaquim Caetano, 3 , e depois na Rua Otávio Correa, 84.

Rua Joaquim Caetano, 3


 Rua Otávio Correa, 84

Na Era do Rádio (1930-1950) - quando esse veículo reinava absoluto entre a população e os cantores e cantoras seduziam multidões de fãs -  a carreira extensa e a produção de Herivelto sobreviveu aos mais diversos contextos e ele foi identificado como símbolo desse tempo.

Uma curiosidade
Depois de tantas composições para Dalva, Herivelto compôs para Lurdes a música "Pensando em ti". Apesar de muitos afirmarem que seria Dalva, a musa inspiradora da canção.
Em tempo: Dalva e Lurdes tornaram-se amigas.


"Pensando em ti" que teve gravação original de Nélson Gonçalves, na voz de Caetano Veloso.



2 comentários:

Jaqueline Martins disse...

Boa noite.
Meu avô Herivelto, antes de se casar com a Dalva, viveu com minha avó Maria Aparecida Pereira, que meu avô chamava de “Mariazinha”,e teve dois filhos com ela.
O meu pai o mais velho e ainda vivo, Helcio Pereira Martins e seu irmão já falecido, Hélio Pereira Martins.
Um abraço!

Nossos Vizinhos ILustres disse...

Jaqueline,

Obrigada pela sua visita ao blog e pelas informações, que se somam ao perfil do Nosso Vizinho Ilustre HERIVELTO MARTINS. Se você tiver fotos a respeito agradeço pelo envio e inseriremos no post.

Abs,
Elizabeth Dias