domingo, 2 de julho de 2017

JOÃO SALDANHA



  . Rua Visconde de Pirajá, 357 -Ipanema  

Imagem relacionada
 João Saldanha  jornalista, escritor e treinador de futebol brasileiro.

 João Alves Jobim Saldanha nasceu em Alegrete, no estado do Rio Grande do Sul, no dia 3 de julho de 1917, e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1934.

Neste 2017 comemoramos cem anos desse gaúcho-carioca!
João Saldanha da Portela, da Banda de Ipanema; de Noel Rosa e Luiz Carlos Prestes ; da praia de Copacabana, da Rua Miguel Lemos; primo por parte de mãe de Tom Jobim, do humor ácido, da crítica precisa, o João Sem Medo, como o apelidou Nelson Rodrigues

Atuou profissionalmente, como jogador, por alguns anos no Botafogo, mas abandonou a carreira e se graduou em jornalismo.

Incentivado por amigos e por sua esposa na época, Ruth (irmã do jornalista Ruy Viotti), aceitou o convite para fazer um teste para integrar a equipe da Rádio Guanabara (atual Bandeirantes AM), montada por Édson Leite. A partir daí, acumulou passagens marcantes pelas rádios Nacional, Globo, Tupi e Jornal do Brasil, TVs Rio, Manchete e Globo (onde apresentou seus comentários esportivos no programa Dois Minutos com João Saldanha) e assinou colunas nos jornais Última Hora, O Globo, Jornal do Brasil e revista Placar. Com toda sua experiência vivida no futebol, não media palavras ao criticar jogadores, treinadores e dirigentes, conquistando fãs e desafetos.

Em 1957, o Botafogo, contratou-o como seu técnico, apesar de sua total falta de experiência. O clube ganhou o campeonato estadual daquele ano, em uma final histórica, em que goleou o Fluminense por 6x2 num time que contava com Garrincha, Didi e Nilton Santos.

Resultado de imagem para joaõ saldanha na copa de 70Em 1969, ele foi anunciado como novo treinador da seleção nacional.

Para a Copa do Mundo de 1970,formou um time-base em sua maioria por jogadores do Santos e do Botafogo, os melhores times da época e os conduziu a 100% de aproveitamento nos seis jogos Eliminatórias.Com As feras do Saldanha, expressão que surgiu de uma frase sua, quando teria dito que convocaria somente "feras", a seleção brasileira reconquistou a autoestima e a confiança do torcedor, que tinha perdido depois da pífia campanha na Copa do Mundo de 1966.

Por supostos desentendimentos com a comissão técnica sobre a condução dos treinamentos foi dispensado do comando da seleção meses antes do mundial, voltando ao jornalismo.

Considerado um dos maiores cronistas esportivos brasileiros, a expressão "Meus Amigos" tornou-se sua marca registrada, posto que iniciava seus comentários com ela.
Colecionou durante anos diversas histórias que não se negava a contar nas rodas de boêmios nos bares cariocas. De temperamento explosivo, chegou a correr armado atrás do goleiro Manga que o acusou de “gaveteiro”. Armado também ameaçou um farmacêutico que recusou-se a atender sua empregada.




Escreveu três livros onde relatava alguns desses fatos curiosos, na sua trajetória no esporte: “Meus amigos...”, “Os subterrâneos do futebol” e “Futebol e outras histórias”.

Durante a Copa de 90 se tornou um grande crítico do esquema apresentado pela seleção.Foi para a Itália com a saúde já debilitada, contrariando uma decisão médica. Demonstrava durante as transmissões na TV Manchete dificuldade para falar e para respirar. Assistiu chateado a eliminação brasileira para a Argentina. Comentando Itália x Argentina, no dia 03 de julho começou a se sentir mal e foi levado para o hospital. Morreu vítima de insuficiência respiratória aguda.

No dia seguinte à sua morte o jornalista Villas Boas Corrêa  publicou uma crônica em que disse

 "O futebol brasileiro fica devendo a João Saldanha a paixão de toda uma vida consumida no fogo de alma indomável, iluminada por uma das mais lúcidas e prontas inteligências que conheci, a bravura do exemplo e de um tipo de coragem ... "

Uma estátua de João Saldanha existe na Calçada da Fama do Maracanã. Em tamanho natural, a obra tem a assinatura do cartunista Ique. 

Saldanha foi casado quatro vezes e deixou quatro filhos Vera, Sônia, Ruth e Joãozinho.

Curiosidade
Rápido e inteligente nas palavras, cunhou frases inesquecíveis, como
  • “Se concentração ganhasse jogo, o time da penitenciária seria campeão invicto.”
  • “Quando o presidente Médici formou o gabinete dele, não me consultou; de modo que para formar o meu time, não preciso perguntar a ele.”
  • “Meu time é formado por onze feras. É preciso desafrescalhar essa história de canarinhos.”
  • “Pelé é para o futebol brasileiro o que Shakespeare é para a literatura inglesa.”
  • “Quatro homens, um ao lado do outro, só em parada militar.”
  • “Se macumba ganhasse jogo, o campeonato baiano terminaria empatado.”
  • “Campo de futebol não é loteamento. Ninguém é dono de lote, de posição fixa.”


Nenhum comentário: