segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Revisitando... Ipanema


   IPANEMA     

Bairro que foi desenhado por Luiz Rafael Vieira Souto, líder industrialista fluminense, ao contrário de outros bairros, foi projetada e passou a ser ocupada a partir do bonde. Antes era tudo areal. Até a década de 1930, eram enormes as áreas sem nada construído.


No início do século XX, alguns nomes ilustres passaram a morar em Ipanema, entre eles o senador João Leopoldo de Modesto Leal , um dos homens mais ricos da República, dono de grandes áreas de terra na cidade do Rio de Janeiro e acionista de algumas empresas de bonde, entre elas a Companhia de Carris Jardim Botânico. Outros moradores pioneiros foram, respectivamente, o médico José Cardoso de Moura Brasil, o banqueiro José de Chaves Faria e o senador Antônio Ferreira Viana, esses dois últimos também acionista e advogado da empresa de bonde.

A residência mais pitoresca do bairro era, contudo, a da embaixada da Suécia, construída em 1904, na forma de um castelo neomourisco, que todos chamavam de Castelinho. O compositor Ernesto Nazareth também se mudou para lá, nos anos 1920, porque suas finanças apertaram e as terras ali eram baratas. Baratas? Outros tempos.

A música fez de Ipanema um bairro da moda e modismos.Vários endereços do bairro se tornaram ilustres pelos seus moradores.

Revisitando um deles, 
o do jornalista e compositor Ronaldo Bôscoli, 
em uma cobertura na pulsante
Visconde Pirajá, 22.



Resultado de imagem para ronaldo boscoli


Leia mais sobre Ronaldo Bôscoli e seus endereços...AQUI! e ...caminhe pelos seus caminhos.


BOM PASSEIO!



Nenhum comentário: